Ida a Gavião II

. Desta vez muito melhor preparada e muitissimo menos atribulada, realizei nova viagem Aveiro- Gavião para ir buscar mais umas quantas máquinas para enriquecer a minha colecção.

Mais uma vez lá esteve o incansável sr. Manuel Apolinário, leitor deste site e coleccionador de Ciclomotores e Motociclos, a aturar-me grande parte deste dia.

Desta vez a minha deslocação ao Gavião não aconteceu ao volante e sim à pendura, devido ao facto de uma das motorizadas a trazer ir ser adquirida pelo meu pai, pelo que se quis deslocar para poder fechar o negócio pessoalmente.

Talvez pelo facto de me ver tão interessado e empenhado na temática das máquinas de duas rodas nacionais, parece que o meu pai se começou igualmente a interessar, ficando eu com a ideia de que passei " o vício" ao meu pai!

Mais uma vez a partida foi realizada bastante cedo ( por volta das 7:30h). A novidade para este ano é que o atrelado onde iam ser transportadas as motorizadas foi melhorado, podendo levar actualmente 3 motas, já que no ano passado só levava uma em segurança.

 

Atrelado melhorado para poder levar 3 motos.

 

A viagem mais uma vez ocorreu sem sobressaltos já que foi quase toda feita por Autoestrada. Por volta das 10:30h já nos encontravamos em Gavião.

 

Entrada de Gavião.

 

 

Rua no centro de Gavião.

 

 

O indestrutível VW Golf  GTD II continua a ser pau para toda a colher!...

 

Casinhas brancas tipicas das zonas quentes do país..

 

Uma rua em Ferraria..

 

Em termos Motociclisticos a história resumia-se ao seguinte. O meu pai  pretendia arranjar uma SIS-Sachs V5 ( inspirado pela que tenho na minha colecção) e o sr. Manuel conhecia quem tinha uma para vender e em bom estado.

A "tal V5" pretencia a um idoso de 90 anos que possuia igualmente  uma EFS Motobil com motor Zundapp e  por isso não fazia uso da SIS-Sachs V5 por preferir a EFS.

A deslocação mais uma vez valeu bem a pena pois para a V5 não se sentir sozinha vieram mais outras 3 para lhe fazerem companhia ( uma a baixo custo e as outras duas oferecidas)...

 

A V5 ao centro.

 

Igualmente adquirida mas por um preço bem mais baixo que o da SIS-Sachs V5, foi esta bela Fundador com motor Casal de 4 velocidades. Como não tinha nenhuma Fundador na minha colecção e achava necessário possuir um modelo desta marca, esta motorizada veio mesmo a calhar para assim colmatar uma falha que havia na minha colecção...

 

Fundador com motor Casal de 4 velocidades.

 

Inteiramente gratis vieram estas duas máquinas desportivas espectaculares e de èpocas bem diferentes. Foram elas a Famel Foguete e a SIS-Sachs V5 Lotus.

 

A  Lotus V5 carregada de palha!

 

A Foguete como já não cabia no atrelado foi mesmo dentro do carro!

 

Esta bela EFS 301M por manifesta falta de espaço não foi desta vez para Aveiro. Terá de ficar para uma próxima vez!

Para verem a qualidade destas máquinas nacionais, esta motorizada apesar de estar bastante ferrugenta não tinha um único podre!...

 

Com a hora do almoço a aproximar tivemos de escolher um local para se comer bem. Infelizmente o sr. Manuel Apolinário não nos pode fazer companhia já que tinha outros compromissos....

Com a sua indicação fomos almoçar ao restaurante O Marinheiro. Comemos  um bife à Casa e bebemos no conjunto 4  Coca-Cola's, uma 7UP e um Licor- Beirão com gelo...

 

Restaurante o Marinheiro onde se come muito bem e barato...

 

 

Os 43..c  de temperatura exterior em Gavião ajudaram a que se bebesse tal número de sumos.

 

Um restaurante Alentejano tem sempre bom pão e boas azeitonas!

 

Como não podiamos ficar eternamente em Gavião, depois do almoço lá fomos em direcção a Aveiro, sempre acompanhados de um sol fantástico e de um calor abrasador!

À saída de Gavião, tempo ainda para comprar uma das frutas mais típicas do sul do país, uma Melancia, que estava à venda numa banca à beira da estrada.

Foi aberta quando chegamos a casa e como era de prever era muitissimo saborosa. Foi pena só ter comprado uma, pois valia a pena ter trazido mais....

 

Uma bela e carnuda melância com mais de 7kg

 

Já de volta a casa ia-me despedindo lentamente da bela paisagem Alentejana..

 

Fardos de palha já enrolados.

 

Passadas 3 horas já estava de volta a casa. Tinha sido uma maratona de mais de 600km que não acabava por aqui. Como tinha o carro carregado de motos decidi levar o carro até à garagem onde guardo as minhas máquinas, que dista uns 50km da minha residência.

 

Fundador a servir de apoio ao assento original da SIS- V5 Lotus.

 

SIS Sachs V5 Lotus em bom estado e com todas as peças de origem guardadas para um dia a poder voltar a colocar 100% original. Tal como a Foguete também esta foi oferecida. Apesar de ser de 1983 já contava com travão de disco à frente, carenagem no farol, velocimetro e conta-rotações, um luxo para a època!

 

SIS-Sachs V5 muito boa e raro guiador  de avanços original SIS. O guiador foi oferta...

 

Fundador e SIS-Sachs V5 Lotus guardadas em sitio provisório até terminar as limpezas na garagem onde serão convenientemente guardadas.

 

Famel Foguete a custo zero. Uma linda motorizada que vai precisar de bastante dedicação para voltar aos seus dias de glória. É tão antiga que o tampão do depósito diz:

-" Use oleo Sacor 2 tempos! A Sacor já não existe à mais de 20 anos!

 

Como neste momento ando em grandes limpezas, a garagem está uma grande confusão. Brevemente já estará tudo limpinho e as motas arrumadas convenientemente .

Ficam então mais ou menos  contadas as peripécias desta viagem a Gavião!...