Fundador K600 Fera - Felino Gourmet!

Os testes realizados pelo site www.motorizadas50.com são efectuados com veículos usados, restaurados ou não, pelo que as conclusões retiradas destes comparativos poderão não ser iguais aos dos testes realizados pelas publicações da especialidade, publicações essas que testavam veículos novos.

Visto nestes testes serem utilizados veículos usados, para além dos campos normalmente abordados num teste a uma moto, nestes trabalhos é  ainda indicado o  estado de conservação da viatura testada ( quadro, motor e restantes equipamentos).

É indicado igualmente o trajecto utilizado e a duração do mesmo.

 

 

 

Aproveitei a participação no II Passeio de Ciclomotores ás Areias para testar a Fundador K600 Fera. Uma experiência que adorei!

 

 

O dia começou cedo com a partida de Aveiro por volta das 8:30 em direcção à praia da Vagueira, local onde se iria iniciar o passeio.

A viagem decorreu sem qualquer tipo de problema, tendo apenas trocado a vela de ignição por mera precaução aquando da minha chegada à praia da Vagueira. Apesar do ciclomotor estar a funcionar perfeitamente, notei já perto da Costa Nova uma ligeira perda de potência do motor. Ciente de que neste tipo de eventos a baixa velocidade é uma constante, para evitar a possibilidade de isolar a vela, optei por a trocar.

Da praia da Vagueira segui para Mira, depois para Ilhavo e finalmente voltei para Aveiro já muito perto das 20:00, ou seja, estive todo o dia aos comandos da Fundador K600 Fera.

 

Estética

 

Linhas bastante agressivas caracterizam a Fundador K600 Fera.

 

Penso ser consensual que a Fundador K600 Fera é um ciclomotor muito bonito, rivalizando com outras criações nacionais do mesmo segmento. Este modelo teve grande inspiração na italiana Malaguti RST 50, sendo notórias as parecenças entre os dois modelos.

Para os mais distraídos ou menos conhecedores em matéria de motociclos e ciclomotores, é possível confundir a Fundador Fera com um motociclo de cilindrada muito superior à sua. O motivo para isso é que este modelo é bastante grande para um ciclomotor e a designação K600 ajuda a confundir. Só quando é colocada a trabalhar, motivado pelo seu motor a 2 tempos, é que se nota tratar-se de um ciclomotor.

 

Vista frontal

 

O modelo ensaiado apresentava-se em estado original, sem qualquer tipo de restauro. Apesar do bom estado, continha as normais agruras do tempo em que era usada no dia-a-dia. As carenagens encontravam-se partidas em especial do lado direito, faltavam os quatro piscas e os espelhos laterais..

 

Vista traseira.

 

Equipamento

 

Acessórios bastante completos e de marcas estrangeiras.

 

Para além de ser um ciclomotor muito belo, a K600 Fera é igualmente muitissimo bem equipada. Tem jantes especiais de 3 raios, travões de disco Grimeca nas duas rodas que travam muito bem. A forqueta é anti mergulho e na parte de trás apresenta um amortecedor central.

 

Punhos bastante completos e macios ao tacto.

 

Os punhos são muito completos e macios ao tacto. São iguais aos que equiparam a Casal K556 Magnum, modelo de concepção bem mais recente..

O quadrante, de marca CEV, é de muito boa qualidade, contendo velocimetro, conta quilometros, conta rotações,  indicador de temperatura do motor e indicador de luzes ligadas.

 

Tampão do depósito de combustível e canhão de ignição de grande qualidade.

 

O Farol e Farolim de marca CEV iluminam bastante bem, não se denotando qualquer falha.

A nível de segurança podemos contar com a habitual tranca de direcção. Mas os dois pormenores que mais gostei foi o tampão de combustível com chave e um verdadeiro canhão na ignição, dando obrigatoriamente outra nobreza ao veículo.

 

Motor

 

O escape que torna o modelo bastante silencioso.

 

O motor que equipa a Fera é o Casal M105.2 de 6 velocidades, unidade que permite prestações muito interessantes. A caixa é muito precisa, sem pontos mortos, tornando as passagens de caixa mais intuitivas e agradáveis. O motor é algo amorfo a baixa rotação, mas uma vez chegando ao red line explode em força e velocidade. O escape cumpre bem, sendo que este ciclomotor emite um som bastante baixo a qualquer rotação.

 

Botão de ligação da gasolina com 3 posições e patilha para injectar gasolina no carburador.

 

Em marcha

 

Colocar a Fundador Fera em marcha é bastante facil. Coloca-se a chave na ignição e roda-se tudo para a direita. Roda-se o botão de ligação da gasolina (tem 3 posições Off, On e reserva) e segura-se na patilha que puxa a gasolina para o carburador. O kick start é do lado direito e está semi escondido na carenagem. Carrega-se e já está a Fera a trabalhar. Ouve-se logo um som baixo e consistente.

 

A A Fundador Fera apresenta jantes especiais de 3 raios e travões de disco de grande capacidade nas duas rodas.

 

Para aceder ao motor  tem de se desapertar o parafuso e abrir a entrada de ar que se encontra nas laterais da carenagem.

 

Em estrada

 

 

A Fera é um ciclomotor que se conduz muito bem. A posição de condução é muito boa e permite que  se consiga fazer passagens de caixa mesmo estando encolhido por trás da carenagem. Para isso ajuda a minha baixa estatura (1.62m). O banco é muito confortável para uma desportiva. As suspensões portam-se lindamente e curvar com este ciclomotor é um prazer, sentindo-se bastante segurança para aburdar as curvas, mesmo as mais apertadas!

 

Conclusão

O título escolhido para este teste não poderia ser o mais correcto. A Fundador Fera é um felino de garras afiadas, de linhas muito bonitas e bastante rápido. Os acessórios vindos de grandes construtores europeus dão-lhe o toque gourmet. Penso sinceramente que o único motivo possível para as suas reduzidas vendas terá sido o alto preço com que foi comercializado (mais de 400 contos na altura) e a falta do Autolube que num ciclomotor com este preço era uma falha a notar, apesar de na altura haverem imensos ciclomotores de outras marcas que também não tinham Autolube.

De resto penso sinceramente que foi o melhor ciclomotor nacional que conduzi até hoje, aliando o prazer de condução a uma boa montagem, um bom motor, uma estética bastante bela e uns acessórios de grande qualidade, tendo eliminado um dos maiores defeitos apontados aos ciclomotores nacionais...