Macal PRE 50. Uma pequena bomba.

Os testes realizados pelo site www.motorizadas50.com são efectuados com veículos usados, restaurados ou não, pelo que as conclusões retiradas destes comparativos poderão não ser iguais aos dos testes realizados pelas publicações da especialidade, publicações essas que testavam veículos novos.

Visto nestes testes serem utilizados veículos usados, para além dos campos normalmente abordados num teste a uma moto, nestes trabalhos é  ainda indicado o  estado de conservação da viatura testada ( quadro, motor e restantes equipamentos).

É indicado igualmente o trajecto utilizado e a duração do mesmo.

 

Foi-me dada a oportunidade de testar a Macal PRE 50. Como não podia deixar de ser, foi impossível recusar o convite.....

 

Modelo testado

 

A PRE usada neste teste trata-se de um dos primeiros exemplares deste modelo, encontrando-se em perfeitas condições. Foi realizado algum trabalho de restauro para deixar o veículo em excelentes condições, apesar de ter sido adquirido em muito bom estado. Apenas teve um proprietário antes do actual dono, proprietário esse que apesar de utilizar este veículo como veículo diário, era bastante cuidadoso com a sua manutenção.

 

O veículo usado neste teste encontrava-se em excelente estado

 

Estética.

 

É impossível ficar indiferente às linhas sedutoras deste ciclomotor. De aspecto altamente desportivo, parece que nenhum pormenor foi deixado ao acaso, sendo de destacar o contraste entre o amarelo canário das carenagens e do depósito, o preto fosco do guiador, jantes especiais, espelhos, escape e porta matriculas com o cinzento do quadro. Até os autocolantes, na minha opinião, foram bem escolhidos para este modelo.

Se a cor vermelha costuma ficar melhor neste tipo de ciclomotores, penso que no caso deste modelo, o amarelo bate a cor vermelha aos pontos.

Quanto às carenagens, a estética destas está muito bem conseguida, integrando perfeitamente o farol e o farolim. No farol, destaque para a integração dos piscas no mesmo conjunto.

Na traseira o farolim está perfeitamente integrado no conjunto da carenagem, sendo que os piscas, de design simples e elegante, são suspensos por uma haste e ficam colocados logo abaixo do contorno da carenagem.

Quanto ao descanso, o modelo apresentado neste teste apenas possuia descanso lateral, estando tão bem colocado que dava um enorme sentimento de segurança.

 

O contraste de cores neste modelo é muito bem feito.

 

O descanso, apesar de ser lateral, dava uma grande sensação de segurança.

 

O farol integra igualmente os piscas. Destaque para a superficie transparente no seguimento da carenagem que é muito util quando o condutor guia mais recuado.

 

A traseira é muito elegante, integrando perfeitamente o farolim

 

 

Em estrada.

 

Colocar a PRE 50 a funcionar não é uma tarefa muito facil, devido ao pequeno curso do Kick Start e ao facto de estar muito perto da carenagem, dando a sensação que a poderemos partir com a ponta do pé se fizermos um movimento mais brusco. A torneira de gasolina está embutida na carenagem e é de excelente qualidade.

Já com a máquina em funcionamento, nota-se que o escape não deixa passar o som exageradamente, sendo muito agradável de ouvir.

A caixa de velocidades é muito suave, tipica dos motores Minarelli, onde não existem pontos mortos entre relações. O quadro comporta-se lindamente, oferecendo confiança para atacar as curvas mais inclinado.Os pneus também demonstraram ter boa aderência.

Quanto à posição de condução, ela revelou-se excelente, fazendo com que quase instintivamente, com o aumentar da velocidade, eu me tentasse "esconder" por trás da carenagem procurando um maior apoio aerodinâmico. Para esse encaixe perfeito, influenciou certamente a minha baixa estatura ( cerca de 1,62m).

A nível de prazer de condução, só posso dizer isto. Por mais que uma vez que me deu vontade de voltar para casa nesta pequena 50cc. Tudo parece funcionar na perfeição, tornando-se numa mistura de sensações indescritível! O quadro tem um comportamento fantástico, o motor explode rotações e na recta de cerca de 1km que apanhei no teste que realizei a este ciclomotor consegui atingir grande velocidade com uma sensação de segurança, não sentindo grandes vibrações. Este comportamento contraria grande parte das desportivas nacionais onde muitas vezes os quadros e restantes componentes não acompanham a grande potência dos motores.

Quanto ao nível da travagem, o disco revelou-se eficaz e bastante progressivo, tendo o tambor traseiro revelado alguma falta de potência.

 

Em estrada, a PRE50 mostrou ter um comportamento muito bom.

 

Motor e equipamento.

 

A nível de equipamento este ciclomotor vem bastante bem equipado. Com forqueta Paioli, jantes especiais, guiador de avanços e travão de disco na roda da frente. A nível de instrumentação destaque para um velocimetro, conta rotações e conta km.

O motor desta unidade é o espectacular Minarelli P6R, arrefecido a ar. Se a baixa rotação pode enganar os mais desprevenidos, mostrando-se algo amorfo, acima das 2000rpm mostra uma energia contagiante, catapultando este ciclomotor para velocidades muito interessantes.

 

A Macal PRE 50 brindava os seus compradores com alguns mimos. Exemplo disso é a forqueta Paioli

 

Travão de disco na roda da frente que se revelou eficaz e progressivo.

 

Tambor traseiro que se revelou menos eficaz .

 

 

Conclusão.

 

A Macal PRE 50 é uma máquina desportiva muito interessante, capaz de prestações e de um prazer de condução muito interessantes.

O preço apresentado na altura do seu lançamento era bastante competitivo, permitindo ter uma máquina muito bem construída por um valor bastante inferior ao da concorrência japonesa e italiana.

A sua qualidade de construção está bem patente no modelo ensaiado, que embora tendo já 12 anos conservava intactas todas as suas qualidades.

 

O site www.motorizadas50.com agradeçe a Jaime Araújo a cedência do ciclomotor para este teste.