A nova imagem da qualidade. Formula 1 - Uma motorizada com personalidade própria.

Esta reportagem foi integralmente retirada de uma revista A Moto dos anos 70. O texto e as fotos são da responsabilidade de Silva Pinto e Arlindo Ferreira.

O site www.motorizadas50.com  com a publicação destas reportagens pretende partilhar informações importantes sobre  marcas e modelos que infelizmente já não se produzem e que dificilmente voltarão às páginas destas publicações.

Se os autores/ responsáveis por estas reportagens acharem que este site ao publicar estes textos  está  a ir contra os interesses das publicações, enviem por favor um e-mail para motorizadas50@gmail.com que as  mesmas serão imediatamente retiradas...

 

 

Com largos anos na fabricação de montagens de motorizadas equipando motores, de várias marcas, a E.F.S. vem lançar no mercado a nova Formula 1 com motor Kreidler de 5 v., assim torna-se na máquina mais atraente que até agora foi visto em máquinas montadas em Portugal no campo das turismo.

 

Esta nova E.F.S. Formula 1 - Kreidler é de um acabamento perfeito e de linhas que encantarão o leitor e fará dele o futuro comprador. A mesma montagem equipa o motor Sachs que aqui vemos e o Kreidler.

 

Esta nova Formula 1 que sairá para o mercado nacional no fim deste mês, da qual fizemos este pequeno teste para darmos a conhecer melhor aos leitores e futuros compradores as boas máquinas que já se fabricam em Portugal; assim iremos informando as novas bombas sempre que as mesmas nos suscitem algo de novo.

Esta é a máquina em nossa opinião do agrado do motociclista jovem, que até agora dava preferência às estrangeiras; cremos que com esta máquina no mercado isso já não vai acontecer tão frequentemente, visto esta ter a qualidade e beleza, que se exige hoje em dia numa máquina, já não falando no bom motor que a mesma dispõe, o qual está provado há muito tempo ser dos melhores motores do mundo. E para falarmos das partes mais importantes desta nova turismo, vamos referir em primeiro lugar a maior novidade que começa por ser sem dúvida à primeira vista do agrado geral: é a pequena carenagem em fibra que blinda a frente desta pequena maravilha, tendo como complemento o terminal atrás do assento, que com umas belas cores torna esta máquina bastante agradável.

 

A rectaguarda da máquina é de um acabamento e beleza perfeitos.

 

No aspecto da suspensão, está muito bem servida, com excelente suavidade mesmo nos traseiros os quais têm bom aspecto com a mola em preto, são resistentes e dão um conforto estupendo ao condutor; a forqueta da frente é uma forqueta telescópica com aspecto desportivo, com as baínhas cromadas sem resguardo, achamos esta modificação acertada pois dá um melhor aspecto ao conjunto da máquina. O conjunto assento- depósito está também estudado com o assento a sobrepor um pouco o depósito, para maior conforto aos condutores quando a maior velocidade se quiserem deitar sobre a máquina. Os guarda lamas são cromados os quais contribuem para o aspecto desportivo desta nova formula 1, que como o nome indica é a formula 1 em motorizadas.

Quanto a nós esta E.F.S.  formula 1 é em todos os aspectos uma boa motorizada. O seu motor é um Kreidler de 5 velocidades, disposto horizontalmente que como podem verificar faz um conjunto aerodinâmico perfeito nesta máquina. A E.F.S. tinha e tem no mercado nacional o modelo formula 1 com motor Sachs de 5 velocidades com electrónico motoplat, sendo no entanto uma máquina diferente tanto no aspecto de linhas como em motor apesar do Sachs ser um bom motor para a máquina em si.

Cremos que esta nova Formula 1 com motor Kreidler que experimentámos e testámos, será a máquina eleita pelo público que gosta de ter uma máquina bonita e de qualidade. Quanto ao seu preço ela sairá brevemente para o mercado a 38.000$00 aproximadamente (preço de venda ao público) o que é, relativamente ao preço das estrangeiras, muito mais baixo.

 

Na competição também tem dado o seu contributo patrocinando o campeão e conhecido piloto Torres de Sousa no nacional de 50 séniores, tendo este conseguido bons resultados.

 

No conceito das novidades que a E.F.S. está para lançar brevemente, podemos informar para já que ainda este ano sairá a E.F.S. 125cc. com motor Puch e a nova Formula 2 com motor de 3 v.

E numa breve visita que nos orgulhamos de fazer à nova unidade da E.F.S. fábrica nº2 oferecemos aos nossos leitores alguns dos mais importantes aspectos da montagem das suas prodigiosas motorizadas, as quais nós e muitos leitores acarinham e fazem delas a sua maior amiga e companheira.

 

Aqui pode ver-se a parte frontal sem carenagens o que lhe dá um aspecto mais vulgar, não deixando de ser uma bela motorizada.

 

Ficha técnica
 
Motor Kreidler monocilindrico a 2 tempos
Diametro e curso 40x39,7 m\m
Potencia 6,25cv. às 8500 r.p.m.
Cilindrada 49,9cc.
Comando Electrónico Bosch
Caixa 5 velocidades
Entre eixos 1,22m
Comprimento 1,87m
Peso 75kg
Consumo 2,5\ 100km
Capacidade do depósito 9 litros
Quadro Monotubo em aço de 55
Suspensão da frente Forqueta telescópica
Suspensão traseira Amortecedores hidraulicos reguláveis em 4 posições
Rodas 2,25 x 17 com cubos de 150 m\m de diâmetro,
com maxila em ferodo especial para travagem suave

 

 

O motor Kreidler de 5 velocidades é o complemento imprescindivel para o belo conjunto da máquina.

 

E.F.S. -Uma fábrica moderna e aperfeiçoada construindo motorizadas de óptima qualidade.

 

E.F.S. uma unidade fabril em moldes modernos que nos impressionou de imediato pelas suas dimensões, cobrindo uma área de alguns milhares de metros quadrados.

Da recepção fomos enviados ao responsável da parte fabril, um homem dinâmico, responsável que nos entendeu com clareza e o à vontade característico daqueles que se orgulham e se realizam plenamente no trabalho que têm. Um pouco de troca de impressões informais e seguimos de imediato para uma breve visita à fábrica E.F.S., acompanhados pelo chefe de pessoal, que nos esclareceu solicitamente todas as dúvidas quanto aos pormenores de funcionamento da referida fábrica. A unidade de montagem tem cerca de 54 postos e uma produção diária de 75 unidades. Cada veículo que sai da montagem passa depois para um revisor para verificação dos mais pequenos detalhes, sendo uma por uma experimentada por um especialista o qual depois de dar umas voltas detecta uma ou outra falha que possa passar na linha de montagem. O segredo da E.F.S. reside no pormenor cuidado e perfeito acabamento do seu produto.

Esta unidade fabril possui uma cromagem das mais aperfeiçoadas do nosso país toda automatizada constituida por uma série de tanques, uns de lavagem outros de cromagem, onde as peças são banhadas numa certa sequência e ao fim dos quais, saiem na perfeição desejada, na mesma secção existe um laboratório de apoio, devidamente aparelhado e tendo ao seu dispôr um técnico erspecializado em cromagem.

Contudo um dos pontos que mais nos impressionou foi a unidade de pintura, cem por cento automatizada.

 

A linha de montagem da fábrica é das mais aperfeiçoadas do país, conseguindo a produção actual de 75 unidades diárias..

 

Possui esta um túnel de fosfatos por onde passam todas as peças que ficam assim devidamente protegidas da oxidação. Por outro lado confere ao aço um granulado próprio que garante uma melhor e mais duradoura aderência da tinta.. Isto para focar tão só algumas das unidades da fábrica E.F.S., que nos merecem maior realce pela qualidade que dão prova. Aproveitamos não só para agradecermos a amabilidade com que fomos atendidos a todo o pessoal e à Ex.ma. Gerência que nos rodeou de um carinho e solicitude que muito honra a revista que mês após mês pretendemos fazer cada vez melhor. À E.F.S. os nosso parabéns pelas actuais realizações e votos de ampla expansão futura,  «a priori» garantida pela qualidade presente.