Macal Thunder

Esta reportagem foi integralmente retirada de uma publicação especializada dos anos 90. O texto é da responsabilidade de Vitor Martins e as fotos de Delfim Ferreira.

O site www.motorizadas50.com  com a publicação destas reportagens pretende partilhar informações importantes sobre  marcas e modelos que infelizmente já não se produzem e que dificilmente voltarão às páginas destas publicações.

Se os autores/ responsáveis por estas reportagens acharem que este site ao publicar estes textos  está  a ir contra os interesses das publicações, enviem por favor um e-mail para motorizadas50@gmail.com que as  mesmas serão imediatamente retiradas...

 

As Scooters deixaram de ter aquele aspecto frágil de há uns anos atrás para passarem a ter um ar robusto. Para isso contribuiu a introdução das rodas "gordas", que lançaram a moda das scooters "TT". A Macal não ficou alheia a esta onda, e lançou a Thunder, destinada a competir neste concorrido segmento.

 

A Macal Thunder é a resposta nacional ao ataque vindo especialmente dos construtores italianos e, à primeira vista, nada fica a dever à concorrência estrangeira. Com uma estética bastante agradável, apesar de um certo ar de "deja vu", a Thunder acaba por destacar-se nos pormenores, como o duplo farol dianteiro de grandes dimensões e o assento ligeiramente destacado da traseira, conferindo-lhe um aspecto mais agressivo.

Equipada com um motor de 50cc- como não poderia deixar de ser,- a Thunder debita 4,9 cavalos ás 8500 rpm; quanto à ciclistica, esta é de luxo: forquilha telescópica invertida Paioli na frente e amortecedor traseiro regulável, da mesma marca italiana. Na frente, a mais recente Macal conta com um generoso disco de 190mm de diâmetro como equipamento de travagem, enquanto na traseira monta um tambor com o mesmo diâmetro. Outro ponto a seu favor é o espaço de bagagem sob o assento, que pode comportar um capacete integral. A Thunder está disponível ao público montando pneus de estrada ou de todo-o-terreno pelo preço de 323.335$00. Além do mercado nacional, a Thunder está também a ser comercializada em alguns países da Europa: para Itália- onde o mercado das scooters é disputado taco-a-taco pelos construtores transalpinos- seguiram já 400 unidades deste modelo, estando prevista mais uma fornada de 600 até ao final do ano: para a Alemanha seguirão este ano 500 Thunder, esperando a Macal exportar ainda cerca de 5.000 unidades para França e Holanda. Para já fiquem com as fotos, enquanto esperamos um contacto mais aprofundado com este promissor modelo da Macal.

 

Estéticamente a nova scooter da Macal segue as tendências actuais, bastante agradável, sem ser excessivamente radical.

 

Por baixo do assento, o construtor nacional dotou esta máquina com um precioso espaço porta- bagagens que poderá albergar um capacete integral.

 

Em baixo,  à esquerda, podem apreciar o estupendo trem dianteiro, composto por uma forquilha invertida Paioli e por um disco de 190mm de diâmetro. Os pneus podem ser de estrada ou de todo-o-terreno.