Sirla ST50. Uma Turismo perfeita.

Esta reportagem foi integralmente retirada de uma revista A Moto dos anos 70. O texto e as fotos são da responsabilidade de Silva Pinto e André Ferreira.

O site www.motorizadas50.com  com a publicação destas reportagens pretende partilhar informações importantes sobre  marcas e modelos que infelizmente já não se produzem e que dificilmente voltarão às páginas destas publicações.

Se os autores/ responsáveis por estas reportagens acharem que este site ao publicar estes textos  está  a ir contra os interesses das publicações, enviem por favor um e-mail para motorizadas50@gmail.com que as  mesmas serão imediatamente retiradas...

 

 

Uma dupla novidade surge na nossa indústria das duas rodas, a «Sirla», um complexo fabril que até agora apenas fabricava bicicletas lançou-se no mercado das motorizadas. Desde um projecto que vinha de há um ano para cá o mesmo concretizou-se e a partir de Janeiro de 1978 começou a sua produção em série da sua primeira máquina para o mercado nacional. Possui actualmente uma produção de 10 veículos diários, sendo estes já muito procurados pelos revendedores; aqui fica um testemunho da nossa parte referente à qualidade desta nova turismo a qual irá ser bastante apreciada pelo cliente exigente. Queremos também agradecer aos dinâmicos «patrões» da Sirla assim como ao seu supervisor técnico - um homem experimentado nas competições e que foi estudando uma boa máquina para satisfazer o cliente mais exigente - pela amabilidade que nos foi concedida ao experimentarmos e darmos a conhecer aos leitores esta indústria nacional.

Ainda no campo dos projectos Sirla, está em fabricação um quadro para a máquina Sirla de motocross, que ainda correrá este ano com suspensões do ultimo modelo Marzocchi. Para já esta fábrica vai entrar na competição patrocinando o conhecido piloto Carlos Garrido no nacional de Júniores; desnecessário será dizer que neste campo esta nova marca de motorizadas merece todo o nosso carinho pelo seu contributo ao motocross, pois é urgente que todas as fábricas, pelo menos, se interessem por este desporto ajudando pilotos e mesmo formando equipas, para que o nosso motociclismo possa ser comparado ao estrangeiro; aqui como em todo o mundo as fábricas têm a responsabilidade do seu progresso.

 

A «Sirla» parcialmente desmontada na linha de montagem da fábrica.

 

A máquina.

 

A estética desta nova montagem é bastante agradável dispondo das cores castanho metalizado, vermelho e azul, com pequenas faixas bem estudadas a embelezar o aspecto geral, o guardalamas dianteiro é cromado. Os motores que esta montagem dispôe são o Zundapp de 4 velocidades ou o Casal de 4 ou 5 velocidades conforme o gosto ou a preferência do cliente, no entanto a montagem em nada difere em relação aos motores aplicados.

 

Com motor Casal ou Zundapp, o cliente dispõe da escolha ainda nas cores azul, vermelho e castanho metalizado.

 

A suspensão da frente é de origem «Sirla», totalmente estudada e fabricada para esta máquina, tendo no entanto uma melhor qualidade no aspecto de resistência sendo muito mais suave em relação às que geralmente são aplicadas em outras marcas. Já a trazeira é preparada para duas pessoas, sendo rígida no caso de andar uma só pessoa, esta também é hidraulica mas de mola exterior cromada e como hoje em dia está autorizado o transporte de duas pessoas nestas máquinas, houve que pensar numa suspensão resistente. O depósito tem capacidade para 8 litros de mistura a 4%. O guiador é de boa estabilidade à altura dos de cross, com dois retrovisores cromados.

O quadro é um berço simples tubular e totalmente fabricado pela Sirla, pintado de preto brilhante. As jantes são em aço cromado e cubos Confersil de 150m\m de expansão. A embraiagem é em banho de óleo, e as manetes são em duraluminio de fabricação nacional. Possui manómetro de velocidade, o outro é só para ignição ou ligação da corrente. O assento é o usual de molas, espaçoso para duas pessoas e ainda atrás do mesmo tem um suporte para bagagem. Pneus de estrada com a medida da jante 2,50 x 17.

Esta que aqui vemos é a de 5 velocidades com motor Casal e com respeito a este motor nacional o mesmo possui 6,5cv. de força às 8500 r.p.m., equipa um carburador Bing 19, cilindrada 49,9cc a dois tempos; é um motor nacional de boa competência assim como também toda a montagem desta máquina que aqui podemos ver é de fabricação nacional. O seu preço rondará os 30 000$00 para a de 5 velocidades enquanto a de 4 velocidades terá uma diminuição de dois contos aproximadamente.

 

A boa suspensão dianteira dá-nos mais descanso na condução em maus pisos.

 

 

Ficha técnica
 
Motor Monocilíndrico a 2 tempos
Potencia 6,5cv. ás 8500 r.p.m
Cilindrada 49,9cc
Carburador Bing 19m\m
Sistema eléctrico Magneto
Embraiagem Múltidiscos em óleo
Caixa 5 velocidades
Quadro Simples berço tubular
Suspensão dianteira Forqueta hidráulica Sirla
Suspensão traseira Amortecedores hidráulicos Sirla
Travão dianteiro Tambor de 150m\m
Travão traseiro Tambor de 150m\m
Pneus, trás e frente 2,50 x 17
Jantes Aço cromado
Capacidade do depósito 8 litros
Consumo 3 litros
Peso 84kg
Preço 29 900$00