P.S- Esta biografia pode conter alguns erros, falhas  ou imprecisões históricas. Se encontrar algum, agradecia que me informasse através do e-mail do site

Um pouco de Historia....

A EFS
"220M, a motorizada que venceu e convenceu". Foi com este slogan que foi publicitada a motorizada 220M na Feira de Março de Aveiro em 1964.

A EFS  nasceu em 1911 pelas mãos de Eurico Ferreira de Sucena que estabeleceu na Borralha, em Àgueda,  uma unidade de produção de acessórios para ciclismo.

Em 1939 surgiram as primeiras bicicletas a pedais fabricadas pela EFS.

Em 1952 iniciou-se a produção de bicicletas a motor.

A década de 60 foi bastante proveitosa para a marca de Eurico Sucena, denotando-se bastantes encomendas para o mercado interno. Ainda na década de 60, iniciaram-se as primeiras exportações de veículos para alguns países europeus, americanos e asiáticos.

Em 1974 deu-se um marco muito importante na história da EFS. Entra em laboração a fabrica nº2 em Avelãs de Caminho (Anadia). Para esta nova unidade fabril mudam-se a sede e administração da empresa.

Em 1978 a EFS aventurou-se na realização de modelos de maior cubicagem lançando uma mota de 125cc a 2 tempos com motor Puch.

A EFS ficaria ainda conhecida pelo elevado número de motores de marcas diferentes com que equipou os seus modelos. Modelos da EFS foram equipados com motores  Casal, Zundapp, Sachs, Puch e Kreidler...

Na década de 80 a EFS encerrou as suas portas devido a dificuldades económicas...

 

Fontes consultadas:

Investigação particular

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos                             Reportagens                                       Publicidade