P.S- Esta biografia pode conter alguns erros, falhas  ou imprecisões históricas. Se encontrar algum, agradecia que me informasse através do e-mail do site

 

Um pouco de historia

A Pachancho

A Pachancho deve a sua existencia a António Gomes do Vale Peixoto. Nascido em 25 de Dezembro de 1890 em Braga, cedo se tornou aprendiz de torneiro e fundidor. A certa altura de sua vida vê um automóvel ( acontecimento raro num país pobre e pouco desenvolvido na altura), e essa visão fascina-o de tal forma ,que irá ao longo da sua vida construir um pequeno império empresarial em redor dos veículos motorizados e componentes.

O início:

Em 20 de Outubro de 1920, funda uma pequena oficina para fabrico de peças para automóveis, capaz de empregar 8 trabalhadores. O fabrico de componentes para motores tais como pistões, camisas, culassas e segmentos, entre outros produtos, são um sucesso e a firma vai aumentando o nº de empregados e procurando instalações mais espaçosas ás necessidades de uma empresa em constante crescimento.

Década de 50:

Em 1950, a Pachancho diverfica um pouco a sua linha de produtos e começa a construir motorizadas. Contrariamente à maioria dos outros construtores nacionais que se serviam de motores estrangeiros para equipar os seus modelos, a Pachancho cria o seu próprio motor para montar nas suas motorizadas.

As motorizadas Pachancho ficaram conhecidas pela sua fiabilidade e robustez.  

O motor Pachancho ficou bem conotado, sendo até usado por outros fabricantes de motorizadas como a Vilar

Em 1955, cria um motor para montar  em moto bombas destinadas à agricultura.

Em 1957, compra um forno eléctrico para fundição de aço, e cria uma linha de produtos agricolas ( atomizadores, motocultivadores, etc.)

Em 1958, morre António Peixoto, mas o sucesso do seu império empresarial é continuado pela sua descendencia directa.

Em 1971 é criada a Fábrica Portuguesa de Segmentos.

Em 1987 é criada uma unidade industrial para a produção de  camisas centrifugadas para motores.

Actualmente o grupo Pachancho está representado em vários ramos industriais, desde os equipamentos agricolas, fundição de alumínio até aos componentes de motores para a indústria automóvel.

A produção de segmentos para automóveis atingiu um grande sucesso, sendo esta empresa a fornecedora de segmentos para veículos de produção da maior parte dos grandes construtores de automóveis Europeus e Norte -Americanos .

A utilização de segmentos do grupo pachancho em competição também é utilizada, tendo especial incidencia nas competições de Dragsters, veículos que na categoria maxima têm potências na ordem dos 6000 cv!

A utilização dos segmentos do grupo Pachancho em veículos de Tunning tem sido igualmente muito procurada.

Apesar da Pachancho não produzir motorizadas nos dias de hoje por decisão dos gestores da empresa, tornou-se numa empresa bastante diversificada e com bastante sucesso.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Competição:

As motorizadas Pachancho venceram vários campeonatos de velocidade e bateram vários recordes de velocidade.

 

 

Fontes consultadas:

Site:  www.pachancho.pt

Investigação particular

                    Fotos                  Publicidade Antiga